Padaria de 3.500 anos é encontrada no Egito

Essa é para você que adora um "pãozinho" logo pela manhã ! Esse gosto pelo pão, que necessariamente não é parecido com aquele que conhecemos hoje, aqui no Brasil, como "pão francês", nasceu entre os homens há milhares de anos !

Na verdade no Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX. Os pães feitos no Brasil eram escuros enquanto na França o pão era de miolo branco e casca dourada. O pão francês que tanto é usado no Brasil não tem muito a ver com os verdadeiros pães francês, pois a receita do pão francês no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa. A predileção desta forma de pão surgiu aqui no Brasil pois, a partir do século XII, a França começou a melhorar a produção de pão, e então no século XVII o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.

Mas o pão tem uma história muito mais antiga do que esta. Estima-se que o pão tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo. Já o primeiro pão assado em forno de barro foi a 7000 a.C. no Egito, que mais tarde descobriram o fermento.

Agora para você ter uma ideia de como eram as "padarias" no Egito Antigo, faça uma visita no LINK abaixo, e aproveite para tomar um bom café com leite e um pãozinho francês, é claro, com manteiga !!




Texto baseado em: História do Pão - www.brasilescola.com/
Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow