A violência em Roma

Quando assistimos aos filmes de hollywood sobre o império Romano, uma coisa sempre salta aos olhos: eles pareciam ser muito violentos ! Essa violência aparecia muito nos anfiteatros daquela época, principalmente no maior deles: o Coliseu ! Mas será que essa visão "hollywoodiana" é verdadeira ?

Para ajudar a responder a esta questão vou deixar aqui um LINK para uma pequena matéria escrita por Norberto Luiz Guarinello, professor de história antiga da USP, que mostra um pouco da relação entre violência e os jogos de gladiadores daquela época. Espero que vocês gostem !


A normalidade da violência em Roma

Aproveitando, deixo o trailer oficial de um filme que quase todos já assistiram, e que trata do tema discutido aqui: O Gladiador.

Mas você sabia que, como todo "bom filme" dito histórico, ele tem algumas falhas ? Não, então vamos a elas:

- O reinado de  Commodus foi mais longo do que aparece no filme.
- Commodus não cometeu parricídio, ou seja, ele não matou seu pai.
- Batalhas apresentadas no filme nunca foram travadas, as catapultas não foram usadas, uma raça de cachorro que aparece no filme, o pastor alemão, não existia nesta época, além de inscrições em latim com a grafia errada !
- Também aparece um anacronismo quando os oficiais gritam fogo para que seus arqueiros lancem suas flechas ! Mas acontece que esse termo só foi usado quando as armas de fogo foram inventadas !

Texto baseado em HowStuffWorks

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow