O Alfabeto

Quando foi estabelecida a ordem das letras do alfabeto? Essa sem dúvida é uma questão difícil de responder ! Afinal, como esse evento está localizado em um período histórico muito antigo, além de ter ocorrido em vários lugares diferentes e de formas distintas, fica difícil falar de quando !


Mas, para ter uma possível explicação sobre as ordens das letras, leia o artigo abaixo publicado na revista  Conhecer e que pode jogar uma luz sobre a questão !

A Ordem das letras no Alfabeto


De modo análogo a outras informações herdadas, como o DNA, os alfabetos evoluem com o tempo. Por isso não existe um ponto único em que tenha surgido uma ordem, as letras certas e a ordem delas hoje refletem uma longa história. Isso pode variar dependendo até mesmo da linguagem. Por exemplo, o Z estoniano vem entre o S e o T. Até 1837, os dicionários ingleses tratavam o I e o J como idênticos.


No entanto, a ordem básica é quase tão antiga quanto o próprio alfabeto. Assim como a evolução biológica, as evidências que temos são da variação dos dias de hoje e dos registros históricos. Dos alfabetos atuais derivados do fenício, de 3 mil anos atrás, a maioria tem uma ordem semelhante (A, B, G, D...). Esses incluem o cirílico, grego, hebreu, árabe e latino.


Os registros históricos mais antigos são tabuletas de argila do século 13 a.C. descobertas em Ugarit, na Síria. Apesar de escrita em uma versão antiga cuneiforme do alfabeto, a ordem A, B, G, D pode ser vista nas inscrições.
Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow